Olá Seja Bem-Vinda (o) ao blog Atenção Plena para Iniciantes! 🙂

Me chamo Rafael Gama, sou de São Paulo/SP e neste blog quero compartilhar com você o que tenho aprendido sobre Mindfulness, além de diversos estudos sobre a prática. A Meditação Mindfulness é objeto de estudo pela ciência e já foi comprovado que se praticado por no mínimo 8 semanas (2 meses) você será beneficiado com:

  • Redução da Ansiedade e do Stress
  • Aumento de Foco e Concentração
  • Melhora do Sistema Imunológico
  • Combate a Insônia
  • Prevenção de ataques AVC
  • Previne as recaídas de Depressão
  • Você aprende a desenvolver Compaixão
  • Mais qualidade de vida e bem-estar.

Um pouco da minha história, de como eu cheguei até aqui
e porque este blog:

A muito tempo sofria com ansiedade, síndrome do pânico e TAG. Minha vida chegou a um determinado momento onde nada mais fazia sentido. Era mês de Setembro de 2018 (Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio), tive uma crise de aguda de stress (estávamos passando por uma crise financeira), onde graças a minha amada esposa que logo percebeu que ‘’eu não estava normal’’ me levou ao médico. Chegando lá, após a avaliação médica fui diagnosticado pela médica psiquiatra com depressão moderada. 

Depois disso então, minha vida mudou…MAS MUDOU PARA A MELHOR (por mais irônico que possa parecer).

Os primeiros 45 dias após o diagnóstico foram os dias mais desafiadores da minha vida, pois nada mais havia sentido para mim (A depressão tira a vontade e o desejo de viver, (só quem tem depressão sabe como é), o que até então era ‘’legal’’, não tinha mais graça, o meu trabalho que eu ”tanto gostava” não havia mais graça. Os dias passaram a ser mais cinzentos). Mas com muito apoio de minha esposa aderi ao tratamento (na época  já fazia terapia). 

Então tudo mudou: Após a adesão ao tratamento e as minhas análises em terapia, senti um desejo forte em mergulhar dentro de mim mesmo, para entender o que de fato eu estava sentido. Não foi fácil no começo, pois tudo que é novo temos uma resistência. Ainda mais eu me ”auto-conhecer”. Tive que olhar para dentro de mim, nas profundezas do meu ser para entender que o que eu tanto buscava e as respostas que eu sempre procurava, estavam todas dentro de mim! (e graças a depressão eu conseguir encontrar).

Minha vida mudou, meu trabalho mudou, meu relacionamento com minha esposa mudou, com minha filha mudou. Finalmente eu encontrei o verdadeiro e real sentido de minha existência. Ainda estou neste processo. Costumo dizer que o auto conhecimento tem dia e hora para começar, mas não tem hora e nem dia para terminar. Hoje sou outra pessoa, literalmente.

O tripé que rege minha vida é: Terapia Psicanalítica, Meditação e Espiritualidade. Hoje encontrei o que a tanto tempo buscava. Resolvi abandonar a vida que até então eu levava e decidir me deixar levar pelo NOVO.

Este blog é fruto deste processo. 

Descobri na meditação uma ferramenta poderosa de auto conhecimento. Nunca imaginei que o fato de se sentar e ficar imóvel por alguns minutos, respirando conscientemente me faria tão bem. Através da minha vivência com a meditação, surgiu também o Grupo no Facebook Ansiedade Zen e o Canal no Youtube onde além compartilhamos conteúdos sobre Ansiedade, Meditação, Espiritualidade e Auto Conhecimento.

Mas quando comecei não me rendi tão fácil assim com as práticas meditativas.

Venho do mundo dos negócios, onde a racionalidade fala muito alto, das estratégias de vendas, do capitalismo, do aumento de lucros (e não que seja errado ter sucesso financeiro, porém quando você não entende a energia do dinheiro que é uma energia neutra, e não entende suas emoções, se mal usada pode fazer mais mal do que bem. O que é o caso para quem sofre por exemplo, de compulsão por compras).

Mas eu precisava fazer alguma coisa. Eu precisava sentir os benefícios da prática, afinal se a meditação existe a mais de 2.500 anos com certeza mal ela não faz. Então para ver como ”esse negócio de meditar” funcionava mesmo eu precisava pesquisar muito sobre o tema (mecanismos de defesa do ego).

Então foi o que fiz.

Passei a ler dezenas de artigos científicos e centenas de sites/blogs de credibilidade que comprovam os benefícios e os estudos de quem pratica a meditação. Passei horas a fio lendo sobre o tema. Não me arrependo do momento investido.

Até que finalmente me permiti começar as práticas de mindfulness.

Nos primeiros 15 dias já percebi que ‘’algo diferente’’ estava acontecendo dentro de mim, mas ainda não era tempo para dar os ‘’créditos’’ as práticas.

Então continuei diariamente realizando as práticas do mindfulness, poucos minutos por dia (engana-se quem pensa que praticar a meditação é necessário ficar por muitas horas por dia.) Um dos segredos da prática é a CONSISTÊNCIA. Poucos minutos por dia, TODOS OS DIAS. Assim como tenho a necessidade de tomar banho diariamente, comer, e beber água, desenvolvi o hábito de meditar todos os dias, de segunda a domingo, alguns minutos por dia.

E esta consistência é que faz TODA A DIFERENÇA.

E a meditação funcionou mesmo. Me ajudou a diminuir (e muito) a ansiedade, aprendi a entender o que acontece dentro de mim, desenvolvi e continuo desenvolvendo o sentimento de compaixão. E outras centenas de benefícios que a Ciência já comprovou para quem medida. ISSO NÃO TEM PREÇO: MUDAR O SEU OLHAR PARA  VIDA E VIVER MAIS FELIZ.

MEDITAÇÃO FUNCIONA DE FATO! EU TE GARANTO!

Minha vida mudou, graças a depressão conheci a meditação e mudei meu estilo de vida, hoje sou mais feliz e grato a vida. Os pequenos detalhes que passam no dia-a-dia desapercebido são os detalhes que fazem toda a diferença! (isto aprendemos com as práticas meditativas também: CONTENTAMENTO E GRATIDÃO).

Meu lado profissional também mudou. E da água para o vinho. Já fiz de tudo um pouco nesta vida: Trabalhei em banco por 5 anos, já fui camelô vendendo bijouterias em porta de faculdade, já tive negócio próprio de tintas, já vendi ‘’shakes emagrecedores’’, já fui corretor de imóveis.

Nos últimos 8 anos me aprofundei no Marketing Digital, um mercado que gosto muito e procuro utilizar toda minha expertise desse mercado para o mercado de Desenvolvimento Pessoal, Auto Conhecimento, Meditação e Nutrição Comportamental junto com minha amada esposa e Nutricionista Paula Paraíso.

Sou estudante de Psicanálise pela SBPI. Descobri que o nosso inconsciente é muito maior do que nós imaginamos. Fiquei apaixonada pelas minhas descobertas inconscientes nas minhas sessões de análise. Decidi decidi por uma formação em psicanálise para ajudar as pessoas a se entenderem e se compreenderem melhor, num processo de busca de auto-conhecimento com a terapia psicanalítica.

Além da Psicanálise estudo também sobre a meditação Mindfulness. Abaixo um print de um curso que participei com um dos melhores professores sobre o tema:

 

Webnário Curso Mindfulness a Ciência da Vida com
Prof Dr Marcelo Csermak

Palestra sobre Como desenvolver Compaixão, Empatia e Resiliência

rafael e marcelo csermark 2

Prof Dr. Marcelo Csermak, pesquisador, mestre e doutor em Psicobiologia pela UNIFESP, é praticante há mais de 25 anos, palestrante e especialista em mindfulness . Estudante Rosacruz desde 1994.Coordena o Ambulatório de Mindfulness para insônia e ansiedade na UNIFESP . Formanção em MBCT- Mindfulness Based Cognitive Therapy no Canadá pelo Center for Mindfulness Studies, Practice Leader na escola Tergar International. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências, diretor clínico na Metta leaders & health -gestão e consultoria em saúde integral, e do projeto Nutrição & Consciência, atuando em palestras cursos e treinamentos em empresas e para público em geral, na área de gerenciamento de stress e ansiedade, qualidade de vida, ética e espiritualidade, neuroliderança comportamental e mind coaching , autor de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, sendo convidado para entrevistas na mídia, como Jovem Pan On line, Rádio Bandeirantes, Rede Record , Rede Vida e Rede Globo.

Meu primeiro curso de meditação mindfulness. 

A busca pelo meu propósito então não parou mais:

Aqui ao lado, outro treinamento que participei sobre práticas de meditação.

E aqui um treinamento sobre práticas de Mindfuleating. (Comer com Atenção Plena). A meditação vai além das práticas formais. Com técnicas de atenção plena que auxiliam no tratamento de desordens alimentares e de redução de peso.

 

“O nosso relacionamento com a comida possivelmente seja um dos relacionamentos mais perenes de nossas vidas. A comida é compartilha. Está presente desde o momento que você passa a existir, sendo essencial para seu desenvolvimento em todas as fases da vida. Como não podia deixar de ser a comida é uma das raízes principais de seu bem estar mental e físico. Ao construir um melhor relacionamento com a comida podemos criar um melhor relacionamento conosco e com o mundo.”

“A alimentação consciente desperta nosso prazer de simplesmente comer e beber”, diz Jan Chozen Bays.
É estar presente durante as refeições e sentir o que o alimento pode nos proporcionar, desde nutrir nosso corpo, nossos sentidos, até nutrir nossa mente e coração.

E quando menos imaginei, fui abençoado pela vida mais uma vez ao entrar na Faculdade de Licenciatura em Filosofia em 2019. 

Meu desejo como futuro professor de filosofia é contribuir para a sociedade provocando questionamentos e pensamentos, pois estamos vivendo um ‘’piloto automático’’ e se não mudarmos estaremos em breve à beira de um colapso coletivo e iremos adoecer. Enxergamos tudo a nossa volta, temos as melhores fontes de entretenimento, mas não percebemos nós mesmos, não conhecemos nós mesmos, nosso íntimo. Aceitamos o que o sistema nos impõe, fazemos algumas ”greves” e quando conquistamos o que queríamos, esquecemos do quanto ainda podemos conquistar. O ser humano está cada vez mais pensando em sí. Dane-se o próximo, SE EU ESTOU BEM É ISSO QUE ME IMPORTA! Estamos colocando cada vez mais véus em nossa linda essência humana. Precisamos pensar, precisamos de mais compaixão, respeito ao próximo. Precisamos ser mais tolerantes, a começar com nós mesmos.

Desejo deixar minha contribuição para a sociedade e para os jovens convidando-os a pensar sobre si mesmo e qual o seu papel aqui na terra.

Seja bem vindo (a) aproveite este blog, pois ele também é seu. Desejo que você desperte, que você se conheça através da meditação para que você tenha uma vida de fato feliz e plena assim como dizia o grande Mestre Jesus: “Eu vim para tenhas vida, e vida em abundância.”

Um abraço.